Home / Recentes / Saiba quem foi Oscar Santos, que teve estátua decapitada em Caldas Novas

Saiba quem foi Oscar Santos, que teve estátua decapitada em Caldas Novas

cultura

O nome de Oscar Santos é diretamente ligado à história de Caldas Novas

Saiba quem foi Oscar Santos, que teve estátua decapitada em Caldas Novas (Foto: Arquivo pessoal/ Gabriela Azeredo)

Jornalista, historiador, político e promotor cultural. O nome de Oscar Santos é diretamente ligado à história de Caldas Novas e foi considerado por muitos como o maior “banco de dados” sobre o passado da cidade. Na última terça-feira (11), vândalos decapitaram uma estátua do ícone do município localizada na Praça Mestre Orlando.

Oscar atuou como prefeito em três ocasiões. Incentivou empreendimentos hoteleiros e de lazer, como a Pousada Rio Quente e o Hotel Águas Calientes, e ainda colaborou nas colunas de jornais como o Primeira Opção e Bandeirante.

Ele foi um dos idealizadores da Academia de Letras e Arte de Caldas Novas, onde é o Patrono da Cadeira número 11 na missão de incentivar a arte local. Oscar faleceu aos 99 anos, no dia 02 de dezembro de 2001.

Quem foi Oscar Santos, que teve estátua decapitada em Caldas Novas (Foto: Arquivo pessoal/ Gabriela Azeredo)

Vandalismo causa revolta em Caldas Novas

Apesar de sua grande relevância para o município, vândalos decapitaram uma estátua do historiador localizada na Praça Mestre Orlando, na última terça-feira. Tal situação gerou revolta e comoção entre os parentes e populares da cidade.

A ex-secretária da cultura, que também é neta do jornalista, Gabriela Azeredo, disse em entrevista ao Mais Goiás que se sentiu duplamente atacada. “Sempre me vi como uma guardiã da nossa identidade cultural e lutei muito pela preservação do patrimônio histórico de Caldas Novas. Tenho profundo apreço por todos os fazedores de cultura desta cidade, por isso, ver nossas obras sendo vandalizadas fere o coração de quem acredita na força da memória e na beleza da arte pública”, destacou.

Gabriela ainda ressaltou acreditar que o ato seja puro vandalismo, agravado pelo fato de a praça estar há algum tempo tomada por usuários de drogas e falta de segurança. “A estátua fica em um local também muito simbólico para a cidade, representa o ponto de partida de nossa história, ali, ao lado da Igreja Matriz, que o povoado começou a crescer. Por isso causa ainda mais indignação.”

Os familiares de Oscar Santos também se abalaram com a situação desagradável. “Minha tia Elzita, de 95 anos, vive a poucos metros do local onde está a estátua do meu avô. Meu pai, Mauro Santos, também já foi um homem público e que muito serviu à cidade, já tem mais de 75 anos e viveu parte de sua vida morando por ali, não merecia vivenciar esse desrespeito, a família espera que este triste episódio sirva de reflexão e de impulso para que voltemos a cuidar, com o mesmo amor e respeito, do patrimônio que nos identifica como caldasnovenses”, reforçou Gabriela.

Quem foi Oscar Santos, que teve estátua decapitada em Caldas Novas (Foto: Arquivo pessoal/ Gabriela Azeredo)

Prefeitura se compromete com a restauração da obra

Em nota, a prefeitura de Caldas Novas informou que abriu uma ocorrência e está colaborando na identificação dos responsáveis pelo ato. A prefeitura ainda assumiu o compromisso de restaurar a imagem, além de uma futura obra de revitalização da praça. O projeto, que já está em fase final, prevê a construção de palco para eventos, mesas de xadrez, paisagismo com árvores e jardins, entre outros elementos.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *