Home / Recentes / Lula: biodiesel da Petrobras ‘dá até pra beber’

Lula: biodiesel da Petrobras ‘dá até pra beber’

E O GOSTO?

Em Maputo, capital de Moçambique, Lula revela planos de ir à Alemanha em abril para ampliar mercado de biocombustíveis

Lula: biodiesel da Petrobras ‘dá até pra beber’ (Foto: Palácio do Planalto)

Durante encontro com empresários de Moçambique em Maputo, capital do país, nesta segunda-feira (24), o presidente Lula afirmou que o diesel refinado da Petrobras com biodiesel está tão puro que ‘dá até pra beber’. No evento, uma das pautas era a expansão do mercado brasileiro de biocombustíveis para o continente africano.

‘Ela [Petrobras] está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com diesel. Sai um diesel melhor do que qualquer outro. Dá até pra beber. Os carros bebem, e bebem muito’, afirmou o presidente.

Lula disse que pretende ir a Hannover para promover o biodiesel brasileiro na Alemanha, que é um dos países mais fortes na produção de automóveis. “Quero ir lá, na feira de Hannover, para provar. Qual é o óleo diesel que emite menos CO² no planeta Terra? Quero provar que é o brasileiro”.

A intenção do presidente é a de convencer montadoras europeias a adotar a tecnologia. A Mercedes-Benz, uma dessas montadoras já iniciou tratativas com o governo do Brasil porque enviou representantes à COP30.

“Quero fazer o teste na Alemanha, com a direção da Mercedes-Benz. Porque há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo e os fabricantes de motor se recusam, inventando um monte de coisa”, lamentou.

A reunião com empresários em Moçambique converge com os esforços realizados por Lula na COP30, ocasião em que tentou emplacar um acordo que prevesse uma transição para o fim da dependência dos combustíveis fósseis. O esforço não deu o resultado que o governo esperava, e o texto ficou mais flexível do que o desejado.

Ainda em Maputo, Lula defendeu ampliar a produção de carros híbridos, sob o argumento de que o biocombustível tem ganhado importância estratégica e pode competir com tecnologias exclusivamente elétricas.

E mais:

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *