SORTEIO
O Brasil ficará no pote 1 ao lado das outras oito melhores seleções do ranking da Fifa, junto com os anfitriões da Copa do Mundo de 2026
Imagem de divulgação da Fifa sobre o sorteio da Copa do Mundo de 2026. Foto: Divulgação – Fifa
A Fifa divulgou nesta terça-feira (25/11) os potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. O evento, que definirá os grupos do mundial está programado para o dia 5 de dezembro, em Washington D.C., às 14 horas. As divisões dos potes foram definidas pelo ranking da Fifa e o Brasil ficará no Pote 1.
No total, a Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos na primeira fase. Os cabeças de chave, que irão integrar o Pote 1 são os 9 melhores do ranking da Fifa (Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha), além dos anfitriões do mundial: Estados Unidos, México e Canadá.
A composição dos outros potes também foi de acordo com o ranking da entidade máxima do futebol. Vale destacar que o Pote 4 irá contar com as últimas seis seleções que irão avançar ao mundial pela repescagem. No total, 42 das 48 seleções já estão definidas.
Leia também: Confira como ficaram os confrontos da repescagem para a Copa do Mundo de 2026
Como será o sorteio da Copa do Mundo de 2026?
O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será dividido em quatro potes, cada um com 12 bolas representando cada seleção. No primeiro momento, México, Canadá e Estados Unidos serão colocados nos grupos A, B e D, respectivamente. Após isso as outras 9 seleções serão sorteadas nas outras chaves.
Vale destacar também que a Fifa definiu que os quatro melhores do ranking mundial (Espanha, Argentina, França e Inglaterra, ficarão em chaves opostas no sorteio. Desta forma o melhor vai para o lado A e o segundo para o lado B, o terceiro para o lado A e o quarto para o lado B. Além disso, outra regra é que cada chave terá apenas uma seleção de cada continente, exceto a Europa, que pode ter até duas.
Confira os potes do sorteio
Pote 1
Estados Unidos
México
Canadá
Espanha
Argentina
França
Inglaterra
Brasil
Portugal
Holanda
Bélgica
Alemanha
Pote 2
Croácia
Marrocos
Colômbia
Uruguai
Suíça
Japão
Senegal
Irã
Coreia do Sul
Equador
Áustria
Austrália
Pote 3
Noruega
Panamá
Egito
Argélia
Escócia
Paraguai
Tunísia
Costa do Marfim
Uzbequistão
Catar
Arábia Saudita
África do Sul
Pote 4
Jordânia
Cabo Verde
Gana
Curaçao
Haiti
Nova Zelândia
Repescagem Uefa 1 (Italia, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
Repescagem Uefa 2 (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Repescagem Uefa 3 (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Repescagem Uefa 4 (Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda)
Repescagem mundial 1 (Nova Caledônia, Jamaica ou Congo)
Repescagem mundial 2 (Iraque, Bolívia ou Suriname)
Fonte: Mais Goiás









