Em entrevista forte e transparente, Velomar expõe bastidores da crise no grupo político, enfatiza a falta de diálogo, lembra que o compromisso com o deputado Jamil foi assumido a pedido do próprio Adib, e alerta para risco de cisão após mais de 40 anos de liderança unificada em Catalão
Em uma declaração impactante e de muita firmeza e franqueza, o prefeitode Catalão Velomar Rios(MDB), na manhã desta quarta-feira (26), abriu os bastidores da crise que ameaça dividir o grupo político que há mais de quatro décadas conduz o desenvolvimento de Catalão.
Ele reafirmou que mantém seu compromisso com o deputado estadual Jamil Calife(PP), compromisso que, segundo ele, foi assumido a pedido do próprio ex-prefeito e atual secretário de Infraestrutura de Goiás, Adib Elias. E deixou claro que tem palavra e não irá recuar: “Se mantiver duas candidaturas, meu apoio será ao Jamil!”.
Velomar começou lembrando a história sólida da base que governa Catalão há mais de 40 anos, desde sua fundação por seu líder maior , o ex-prefeito Haley Margin Vaz:
“Tivemos gestões diferenciadas, sólidas, vitoriosas. Perdemos apenas três eleições em mais de quatro décadas. Há 30 anos conduzimos Catalão com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento”, afirmou.
Ele fez questão de reafirmar sua admiração e gratidão por Adib, líder histórico do grupo. “O Adib nos liderou nesses quase 30 anos. Foi um grande prefeito, um gestor excepcional, alguém por quem tenho enorme respeito”, disse.
Mas Velomar foi categórico ao dizer que a forma como a pré-candidatura foi colocada nos últimos meses gerou instabilidade:
“Cada pessoa tem o direito de pleitear candidatura, isso é natural. Mas não da forma que foi feita. Faltou diálogo. E eu disse de firma muito transparente ao Adib”, afirmou.
Segundo Velomar, o ponto crítico é que o próprio Adib havia pedido que todos assumissem o compromisso com o deputado Jamil Calife:
“Ele nos fez assumir esse compromisso. E agora, nos últimos 60 dias, começou a desqualificar o trabalho do Jamil. Mas até quatro meses atrás, ele o elogiava, tem vídeo dele elogiando o Jamil”, lembrou.
Ele destacou o papel decisivo do deputado na obra da duplicação entre Catalão e Ipameri. “Todos nós trabalhamos por isso, mas se não fosse a atuação determinada do Jamil, essa duplicação nunca teria acontecido e não estaria acontecendo!”.
Velomar relatou ainda uma conversa direta com Adib:
“Falei pra ele: esse problema foi você quem criou, e você resolve. Vou trabalhar por uma candidatura única. Mas se mantiver as duas candidaturas, o meu apoio será ao Jamil. Palavra empenhada eu não volto atrás!”.
O ex-prefeito alertou que, se a divisão persistir, o grupo político pode estar chegando ao fim. “Se ficar nesse formato, pode haver uma cisão. E isso é muito ruim para Catalão. Vou trabalhar até o último momento para evitar isso”, afirmou.
Foto: Rádio Cultura











