Home / Descoberta / Água doce encontrada no Oceano Atlântico pode auxiliar crise hídrica global

Água doce encontrada no Oceano Atlântico pode auxiliar crise hídrica global

Expedição revelou fonte misteriosa de recurso nas profundezas da costa dos EUA

Uma descoberta surpreendente feita por cientistas da Universidade de Columbia promete mudar a forma como vemos os recursos hídricos do planeta. Pesquisadores identificaram um vasto reservatório de água doce abaixo do Oceano Atlântico, na costa dos Estados Unidos, com cerca de 80 km de extensão e mais de 2.800 km³ de água — o maior aquífero submarino já encontrado.

A água está presa em rochas porosas entre Massachusetts e Nova Jersey, formada após a última era glacial, quando o derretimento das geleiras aprisionou a água nas camadas rochosas do fundo do mar.
Apesar de a existência de água doce sob o Atlântico ser conhecida há décadas, o reservatório permanecia praticamente inexplorado. Somente recentemente, com novas tecnologias e análises de dados sísmicos antigos, os pesquisadores puderam mapear e confirmar a magnitude do aquífero.

Durante o verão, a equipe da Expedição 501 perfurou até 400 metros abaixo do fundo do oceano, coletando água e sedimentos. A água encontrada tem teor de sal próximo ao recomendado para consumo humano e passará por testes para analisar segurança, microrganismos e idade da água.

Segundo os cientistas, o reservatório poderia abastecer cidades costeiras por décadas, oferecendo uma alternativa importante diante da escassez de água e mudanças climáticas. Quase metade da população mundial vive a menos de 100 km da costa e depende de aquíferos terrestres que estão cada vez mais ameaçados.

No entanto, a extração não será simples. Levar a água para a superfície exige tecnologia avançada, alto consumo de energia e cuidado para evitar contaminação com a água salgada. Especialistas sugerem que fontes como energia eólica poderiam ajudar na logística, mas alertam que a proteção das reservas de água doce em terra continua sendo prioridade.
Os pesquisadores acreditam que outros reservatórios submarinos podem existir ao redor do mundo, o que pode abrir novas perspectivas para enfrentar a crise hídrica global. Para Brandon Dugan, professor de geofísica da Escola de Minas do Colorado, “todas as peças existem, é apenas uma questão de tempo até que possamos explorar essas reservas de forma segura e sustentável”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *