Home / Recentes / Especialista aponta sinais de overtraining e explica como evitar lesões por excesso de exercícios

Especialista aponta sinais de overtraining e explica como evitar lesões por excesso de exercícios

Especialista aponta sinais de overtraining e explica como evitar lesões por excesso de exercícios

SAÚDE

Lesões estão ligadas a erros de técnica ou de planejamento dos treinos

Overtraining – Foto: Oleg Breslavtsev/GettyImages

O aumento da prática de atividades físicas tem levado mais pessoas a enfrentar problemas relacionados ao excesso de treinamento, conhecido como “overtraining”. Segundo Corey Wencl, preparador físico do Mayo Clinic Health System, esse quadro envolve lesões musculares, articulares ou ósseas decorrentes de traumas repetidos, como tendinite e fraturas por estresse. De acordo com ele, tais lesões estão ligadas a erros de técnica ou de planejamento dos treinos.

Wencl afirma que exageros como correr em intensidade acima da capacidade ou realizar musculação por longos períodos podem sobrecarregar o corpo. Ele também destaca que “a técnica inadequada também prejudica o corpo. Por exemplo, se você correr ou fizer exercícios de musculação com má postura, pode sobrecarregar certas áreas do corpo, o que pode causar lesões por esforço repetitivo”.

Para reduzir riscos, o especialista orienta, em artigo publicado pela instituição, que praticantes utilizem postura e equipamentos adequados, busquem orientação profissional e sigam programas de treino que distribuam a carga ao longo da semana. Ele recomenda aquecimento, alongamento, aumento gradual da intensidade — não superior a 10% por semana — e inclusão de diferentes modalidades de exercício na rotina.

Wencl observa que pode ser difícil identificar quando o esforço faz parte da evolução do treino ou quando se transforma em sobrecarga. Entre os sinais de alerta, ele cita calos, bolhas, unhas quebradas, dor plantar, tendinite e canelite. Embora geralmente tratáveis com descanso e medicamentos, o especialista reforça que a persistência desses sintomas exige avaliação profissional.

“Não deixe que uma lesão por esforço repetitivo o impeça de ser fisicamente ativo. Ao trabalhar com um especialista, ouvir o seu corpo e respeitar o seu ritmo, você pode evitar esse contratempo comum e aumentar o seu nível de atividade com segurança”, conclui.

Com informações do O Globo.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *