Home / Recentes / Lula cancela pronunciamento que faria sobre o tarifaço de Trump

Lula cancela pronunciamento que faria sobre o tarifaço de Trump

Assessores do petista acharam melhor aguardar as negociações até o fim deste mês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou o pronunciamento que faria sobre o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (11). Em carta, o republicano afirmou que vai impor, a partir de 1º de agosto, uma tarifa de 50% a produtos brasileiros.

Conforme apurado pela CNN Brasil, assessores do petista acharam melhor aguardar as negociações até o fim deste mês. O governo, contudo, já disse que vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para entender os melhores caminhos nas tratativas. Lula também já falou em usar a lei de reciprocidade.

Nesta sexta-feira (11), no Espírito Santo, o presidente brasileiro disse: “Vou tentar brigar em todas as esferas para que não venha a taxação. Vou brigar na OMC, vou conversar com meus companheiros do Brics. Agora, se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade: taxou aqui, vamos taxar lá. Não tem outra coisa a fazer.”

Na carta do tarifaço, Trump citou falta de reciprocidade (erroneamente, pois a balança pende para os EUA) e uma suposta perseguição ao aliado ideológico Jair Bolsonaro. Segundo ele, o ex-presidente sofre uma “caça às bruxas” do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da suposta trama golpista.

Em entrevista recente ao Mais Goiás, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Flavio Rassi, disse ser preciso evitar o viés ideológico nesse momento. “Não é porque ele [Trump] tem viés ideológico, que temos que fazer isso. Não é negociar pelo X, precisamos agir em um ambiente de negociação. Não digo ceder ou abrir mão da soberania, mas ter pragmatismo nas relações internacionais.”

FONTE: MAISGOÍAS

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *