Home / Recentes / Lula deve indicar Jorge Messias ao STF com apoio das Assembleias de Deus

Lula deve indicar Jorge Messias ao STF com apoio das Assembleias de Deus

COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Reunião no Planalto com líderes do Ministério de Madureira consolidou o nome à vaga de Barroso

Lula se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com bispo Samuel Ferreira, líder das Assembleias de Deus no país, ao lado de Jorge Messias (Foto: Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar nas próximas horas o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, aos 67 anos. A decisão vem após um gesto de aproximação com lideranças da Assembleia de Deus Ministério de Madureira que de acordo com a coluna abençoaram a indicação. Trata-se de uma das igrejas evangélicas mais influentes do país. Lula tenta apaziguar os ânimos com o circulo religioso desde a campanha eleitoral de 2022.

Lula recebeu na manhã desta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto o bispo Samuel Ferreira, presidente das Convenção Nacional das Assembleias de Deus (Conamad), o deputado federal Cezinha da Madureira (PSD-SP), a ministra Gleisi Hoffmann e o próprio Jorge Messias, que já despontava como favorito à vaga. O encontro, descrito por Lula como um momento de emoção e fé, selou o apoio da denominação à escolha do presidente.

Pelas redes sociais, Lula afirmou que ouviu do pastor um relato sobre o crescimento da igreja e o acolhimento aos fiéis, e que reafirmou a relação de respeito do governo com a Assembleia de Deus, ressaltando o trabalho espiritual e social da instituição. 

Os visitantes presentearam o presidente com exemplares da Bíblia do Culto do Ministro e com a edição de ouro do Centenário de Glória da Igreja. No Planalto, interlocutores interpretaram o gesto como um sinal claro de respaldo político e religioso à indicação de Messias.

Procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e ministro da Advocacia-Geral da União desde janeiro de 2023, Jorge Messias tem 45 anos e poderá permanecer no Supremo por até 30 anos, de acordo com as regras vigentes. Messias mantém relação próxima com Lula desde que atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff.

Após o anúncio oficial, o nome de Jorge Messias será submetido a sabatina no Senado Federal, que decidirá pela aprovação ou rejeição. Se confirmado, Messias será o segundo ministro nomeado por Lula em seu terceiro mandato, reforçando o perfil jurídico da atual gestão e abrindo caminho para décadas de influência na Corte.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *