Home / Recentes / Menino autista que tocava teclado de papel ganha aulas de piano e inicia estudos de música

Menino autista que tocava teclado de papel ganha aulas de piano e inicia estudos de música

Talento revelado

“Ele tem consciência musical sem saber teoria”, diz professora

Menino autista que tocava teclado de papel ganha aulas de piano e inicia estudos de música (Foto: Reprodução)

1
1

A história do pequeno Luan Levi, de seis anos, que encantou Goiás ao “tocar” um teclado de papel antes de ganhar um instrumento de verdade, ganhou um novo capítulo em Goiânia. De acordo com a a avó do menino, Edinalda Prado Rodrigues, após a reportagem do Mais Goiás, além das dezenas de mensagens de carinho e apoio — e entre elas, uma que mudou completamente o rumo musical do neto, a da professora de piano Yvy Brant, que se ofereceu para dar aulas gratuitas ao garoto.

“Entre tantos comentários maravilhosos, de muito incentivo, veio o da professora Yvy. Ela perguntou se éramos de Goiânia porque queria ajudar na evolução do Luan. A gente ficou muito feliz, porque era exatamente o que sonhávamos antes mesmo da reportagem sair”, disse Edinalda.

Segundo a avó, a repercussão da história confirmou o que a família sempre acreditou. “A maioria das pessoas viu o que nós vemos aqui em casa: que isso é um dom mesmo, algo que veio com ele. A gente ficou emocionado em saber que tanta gente enxergou o talento dele.”

Menino autista que impressionou tocando Mozart recebe apoio de professora e inicia estudos de música (Foto: cedida ao Mais Goiás)

“Ele tem consciência musical sem saber teoria”, diz professora

Em troca de mensagens com a avó, a professora Yvy Brant afirmou que Luan tem muito mais do que habilidade. Ele já demonstra consciência musical, mesmo sem saber nomear notas ou compreender teoria. “Ele tem um domínio excelente do que está tocando, mesmo sem saber teoria, notas ou figuras musicais. O que ele faz é natural. Ele tem uma consciência musical enorme e uma noção rítmica maravilhosa, só pelos vídeos que recebi”, disse a professora. Encantada, Yvy convidou Luan para estudar com ela. E ele aceitou.

Em um vídeo cedido a reportagem, Luan aparece no ônibus rumo à casa da professora, sorrindo durante todo o trajeto, feliz com a novidade, ansioso pela aula e empolgado para finalmente aprender em um instrumento de verdade, com orientação profissional. “Para nós é um sonho. É um sossego no coração saber que ele está caminhando para ter uma independência nesse mundão tão difícil. E, sendo ele autista, a gente tem essa preocupação ainda maior com o futuro. A música abre uma porta linda para ele”, conta a avó.

Leia mais

Luan ganhou um teclado após aprender em um piano de papel (Foto: cedida ao Mais Goiás)

De teclado de papel ao clássico Mozart

Autista nível 2, Luan mora com os avós desde o nascimento. Há três meses, passou a se interessar por música. Começou reproduzindo teclas desenhadas em folhas de papel e, depois, migrou para aplicativos de teclado no celular. Autodidata, aprendeu sozinho e surpreendeu a família.

Impressionados com a dedicação, os avós decidiram presenteá-lo com um teclado real — e o vídeo da reação do menino emocionou a internet. Desde então, ele passa horas tocando, explorando melodias simples e outras complexas, como a famosa Rondo Alla Turca, de Mozart. “Tem horas que vou até a janela só para ouvir ele tocar. São melodias lindas, que só ele entende. Eu mesma não entendo nada, mas fico encantada”, brinca Edinalda.

Além da música, Luan tem outras habilidades cognitivas notáveis. A avó conta que ele aprendeu a ler sozinho aos dois anos e meio e sempre demonstrou facilidade com números, compreendendo sequências grandes desde muito cedo.

Agora, com apoio profissional e incentivo da família, Luan inicia uma nova fase — e, para Edinalda, esse é apenas o começo. “Digo ter um futuro. Que ele consiga trabalhar com o que ama. Isso, para nós, é tudo.”

Leia também

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *