Home / Recentes / Moraes manda prender ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem

Moraes manda prender ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem

VEJA O MOTIVO

Ministro determinou prisão do deputado e ex-diretor da Abin, condenado na trama golpista

Moraes manda prender ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem (Foto: Reprodução)

1
1

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou a prisão do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro. O parlamentar, condenado no processo da trama golpista, deixou o país e está nos EUA, de acordo com monitoramento feito pela Polícia Federal.

Durante a investigação, Moraes determinou que Ramagem entregasse todos os passaportes, nacionais e estrangeiros, e fosse proibido de sair do país.

Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicialmente fechado. O Supremo também determinou a perda do mandato de deputado federal.

Quem é Alexandre Ramagem

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ele é homem de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o escolheu para ser o candidato do partido à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024.

Delegado da Polícia Federal, Ramagem coordenou a equipe de segurança de Bolsonaro logo após a vitória eleitoral em 2018. No cargo, ele se aproximou do então presidente eleito e de sua família. Em julho de 2019, ele foi nomeado diretor-geral da Abin, cargo no qual permaneceu até abril de 2022. O programa First Mile, que está sob investigação da PF, foi utilizado durante boa parte de sua gestão. Ele sempre negou as irregularidades.

Em abril de 2020, Bolsonaro chegou a nomear Ramagem para a diretoria-geral da Polícia Federal. O ato, no entanto, foi suspenso pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que entendeu que houve “desvio de finalidade” e “inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade” na indicação.

Ramagem deixou a diretoria da Abin para se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados no pleito de 2022. Com o apoio de Bolsonaro, ele foi eleito com mais de 59 mil votos. Atualmente, com a benção do ex-presidente, ele tem trabalhado para se lançar candidato à prefeitura do Rio. Filho 02 de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro foi escolhido para assumir a coordenadoria da campanha dele. A candidatura de Ramagem já ganhou o apoio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

E mais:

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *