FORÇA-TAREFA
Entre janeiro e outubro, foram administradas quase 1.1 milhão de doses, um crescimento de 82% em relação ao mesmo período do ano passado
Para ampliar cobertura, Goiânia dobra número de centros de vacinação (Foto: Reprodução/Governo de Goiás)
O número de centros de vacinação em Goiânia dobrou, passando de quatro para oito unidades abertas todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 17h. O objetivo, segundo a prefeitura da capital, é ampliar o acesso contínuo às vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A expansão da rede integra um conjunto de medidas com foco no fortalecimento da imunização na cidade. Para além da abertura de novos pontos, também houve a contratação de 98 profissionais para reforçar as escalas das unidades de saúde, bem como a oferta de vacinas em locais alternativos, como shoppings, centros de educação infantil e o zoológico.
SAIBA MAIS:
O conjunto dessas medidas já refletiu um aumento do número de doses aplicadas neste ano. Entre janeiro e outubro, foram administradas quase 1,1 milhão de doses, um crescimento de 82% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total registrado foi de 601.064.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, “a mudança visa facilitar o acesso da população aos imunizantes, com maior número de pontos em horários alternativos, o que garante atendimento mais ágil a quem não consegue buscar o serviço nos dias e horários em que tradicionalmente as salas de vacinas estão abertas”.
Segundo a pasta, a distribuição dos novos pontos foi realizada de maneira estratégica. “Quem está na região noroeste de Goiânia e quer se vacinar no domingo, por exemplo, não precisa mais se deslocar até o setor Pedro Ludovico”, explica Pellizzer.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Flaviane Lemos, reforça que as unidades já operam com funcionamento estendido e estoque completo. “Os novos centros municipais estão abastecidos com as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações e equipes preparadas para garantir atendimento, registro, avaliação da situação vacinal e orientações aos goianienses”, afirmou.
VEJA TAMBÉM:
Confira os endereços dos centros municipais de vacinação da capital:
- Cais Vila Nova – Av. Industrial, Qd. D-13 Lt. 16 e 17, Setor Leste Vila Nova
- UPA Novo Mundo – Av. New York, s/n, Qd. 37, Jardim Novo Mundo
- UPA Jardim América – Praça C-201, Jardim América
- Cais Cândida de Morais – Av. Perimetral Norte, 11380-11448, Setor Cândida de Morais
- CIAMS Novo Horizonte – Av. Eng. José Martins Filho, Qd. 55, s/n, Vila Novo Horizonte
- CMV Pedro Ludovico – Av. Edmundo P. de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
- Cais Goiá – Av. Santa Maria, s/n, Setor Goiá
- CIAMS Urias – Rua Guajajaras, s/n, Urias
Unidade no zoológico
Conforme mostrado pela reportagem do Mais Goiás, em 20 de julho, a prefeitura inaugurou um ponto fixo de vacinação dentro do Zoológico da capital. Segundo a supervisora do parque, Jamile França, o objetivo é unir lazer e saúde pública.
Já o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, afirmou que a proposta é estender a estratégia para outros locais que funcionam aos fins de semana. “A nossa intenção é expandir as salas de vacinação para outros locais estratégicos que funcionam aos fins de semana, facilitando o acesso da população durante todo o ano”, destacou.
Programa de imunização
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um programa de saúde pública brasileiro, criado em 1973, que coordena a vacinação gratuita e universal da população para prevenir doenças infecciosas. O PNI garante o acesso a vacinas e distribuição em todo o país, e se tornou uma referência mundial por sua eficácia na redução da mortalidade por doenças como poliomielite e sarampo.
Fonte: Mais Goiás











