MEIO AMBIENTE
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirmou que não haverá restrições à criação da espécie no país
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) incluiu a tilápia na Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras, que reúne organismos introduzidos em ambientes onde não ocorrem naturalmente. O peixe, originário da África, especialmente da bacia do Rio Nilo, tem sido encontrado em rios e lagos brasileiros fora das áreas de cultivo, o que vem provocando desequilíbrios ambientais.
Apesar da nova classificação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirmou que não haverá restrições à criação da espécie no país. Em nota, a pasta ressaltou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza e regulamenta a atividade, reconhecendo sua importância econômica para a aquicultura nacional.
“Não há, portanto, qualquer proposta ou planejamento para interromper essa atividade”, destacou o ministério.
De acordo com o MMA, a inclusão da tilápia na lista tem caráter técnico e preventivo, e serve principalmente como referência para políticas públicas voltadas à prevenção, controle e manejo de espécies invasoras. O objetivo é evitar que o peixe escape de áreas de produção e se espalhe por ecossistemas naturais.
Entre as medidas de contenção já utilizadas por produtores estão:
- Reversão sexual dos alevinos, técnica que utiliza hormônios para transformar fêmeas em machos e, assim, evitar a reprodução descontrolada;
- Uso de gaiolas em reservatórios, que impedem a fuga dos peixes;
- Implantação de tanques escavados com barreiras físicas, que reduzem o risco de dispersão.
A Conabio pretende avançar em discussões sobre planos de ação, monitoramento e detecção precoce de novas invasões biológicas.
Composta por onze ministérios, além de representantes dos setores produtivos, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e organizações da sociedade civil, a comissão é responsável por definir estratégias nacionais de conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Fonte: Mais Goiás











