Home / Recentes / Polícia de Goiânia: GCM diz que alteração na plotagem das viaturas não exclui a nomenclatura original

Polícia de Goiânia: GCM diz que alteração na plotagem das viaturas não exclui a nomenclatura original

Polícia de Goiânia: GCM diz que alteração na plotagem das viaturas não exclui a nomenclatura

TUDO NOS CONFORMES

“Mudanças visuais realizadas nas viaturas se referem apenas a acréscimos de identificação, feitos com base na atividade desempenhada por cada unidade”

Polícia de Goiânia: GCM diz que alteração na plotagem das viaturas não exclui a nomenclatura (Foto: Jucimar de Sousa)

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital comentou a polêmica que envolveu a plotagem de sete viaturas com o nome “Polícia de Goiânia”, nos últimos dias. Segundo a GCM, a alteração “não exclui a nomenclatura original nem retira sua identidade institucional, mas apenas utiliza outra denominação ‘sem desnaturar a instituição’”.

Em nota, a Guarda reforçou que “as mudanças visuais realizadas nas viaturas se referem apenas a acréscimos de identificação, feitos com base na atividade desempenhada por cada unidade. A substituição da plotagem da frota será executada de forma gradual, acompanhando o processo de renovação dos veículos”.

Na terça-feira (28), a Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego) criticou o uso do nome “Polícia de Goiânia”. Ao Mais Goiás, o presidente da Assego, o subtenente Paulo Sérgio de Souza, lembrou que é a Constituição Federal quem define as atribuições de cada força de segurança. Ele citou, ainda, que existe uma proposta de emenda à Constituição em debate no Congresso que prevê essa alteração na nomenclatura, mas que, no momento, a medida é uma antecipação.

“Entendo que os profissionais que operam na Guarda precisam de reconhecimento, de estrutura salarial, de carreira, mas essa nomenclatura não atende a anseio público nenhum. Hoje, a segurança pública é a pauta de maior interesse da sociedade, segundo várias pesquisas, mas o assunto precisa de atenção e cautela.”

O militar reforçou, ainda, que a mudança não rende qualquer contribuição para a sociedade ou para os profissionais e, além disso, gera confusão na compreensão para a população. “Além do custo para essa alteração, que pode não se concretizar no Congresso.”

Mudança

No começo de outubro, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou que a mudança ocorreria ainda neste ano. Ele reforçou, contudo, que ainda seria a Guarda Civil. “Continua sendo GCM, mas será conhecida por todos a partir de agora como Polícia de Goiânia.”

Além dos sete iniciais, outros cem veículos receberão a plotagem no próximo ano, após a renovação da licitação do aluguel dos veículos.

Nota completa na GCM:

“A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia esclarece à população e à imprensa que a alteração na plotagem das viaturas não exclui a nomenclatura original nem retira sua identidade institucional, mas apenas utiliza outra denominação “sem desnaturar a instituição”.

As mudanças visuais realizadas nas viaturas referem-se apenas a acréscimos de identificação, feitos com base na atividade desempenhada por cada unidade. A substituição da plotagem da frota será executada de forma gradual, acompanhando o processo de renovação dos veículos.

As atividades policiais e administrativas continuam a ser exercidas em estrita observância à legislação vigente e às decisões do Supremo Tribunal Federal. A GCM reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade e a segurança da população de Goiânia.”

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *