CLIMA E TEMPO
Centro meteorológico diz que as tempestades podem atingir volume entre 20 e 30 milímetros e ventos de até 50 km/h
Ciimehgo aponta risco potencial para tempestades em quase 50 municípios do estado de Goiás (Foto ilustrativa: Freepik/reprodução)
O tempo segue instável em Goiás nesta segunda-feira (10/11) com sol e variação de nebulosidade ao longo do dia. A frente fria que avança pelo Sudeste do país tem perdido intensidade, mas ainda mantém previsão de pancadas de chuva intensas e formação de tempestades isoladas em quase 50 cidades goianas. As mudanças no tempo podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.
VEJA AINDA:
O alerta é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O órgão diz que, caso essas tempestades ocorram, as chuvas podem atingir um volume entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 50 km/h. O fenômeno pode ocorrer em diferentes regiões do estado, incluindo os seguintes municípios:
- Acreúna
- Adelândia
- Amorinópolis
- Aragarças
- Arenópolis
- Aurilândia
- Baliza
- Bom Jardim de Goiás
- Buriti de Goiás
- Cachoeira de Goiás
- Caiapônia
- Cezarina
- Córrego do Ouro
- Diorama
- Doverlândia
- Edealina
- Edéia
- Fazenda Nova
- Firminópolis
- Indiara
- Iporá
- Israelândia
- Ivolândia
- Jandaia
- Jaupaci
- Jussara
- Maurilândia
- Mineiros
- Moiporá
- Montes Claros de Goiás
- Novo Brasil
- Palestina de Goiás
- Palmeiras de Goiás
- Palminópolis
- Paraúna
- Perolândia
- Piranhas
- Porteirão
- Portelândia
- Santa Fé de Goiás
- Santa Helena de Goiás
- Santa Rita do Araguaia
- Santo Antônio da Barra
- São João da Paraúna
- São Luís de Montes Belos
- Turvânia
- Turvelândia
- Varjão
Ainda conforme o Cimehgo, a semana será marcada por períodos de sol, mas o tempo deve permanecer instável, com ocorrência de pancadas de chuva irregulares em várias regiões goianas. Há risco potencial para a formação de tempestades isoladas, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
O centro meteorológico reforça a importância de a população permanecer atenta às mudanças rápidas nas condições do tempo. As variações podem causar chuvas intensas, alagamentos, transbordamento de mananciais, queda de árvores e danos à infraestrutura urbana.
Cliclone extratropical
Conforme mostrado pelo Mais Goiás, as chuvas intensas do último final de semana em diferentes municípios do estado tiveram relação com a formação de um ciclone extratropical na costa brasileira. Graças a isso houve o avanço nos últimos dias de uma frente fria pela região Sudeste do país, o que trouxe reflexos a Goiás.
LEIA MAIS:
Cuidados
Seja dentro de casa ou na rua, é fundamental adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes, descargas elétricas e danos materiais. Pensando nisso, reunimos os principais cuidados dentro e fora de casa durante uma tempestade que podem salvar vidas e proteger o patrimônio.
Acontece que durante uma tempestade, muitos acidentes são evitáveis se houver preparação e atenção aos sinais do clima. Raios, ventos fortes, enxurradas, alagamentos e quedas de árvores são apenas alguns dos perigos que exigem cautela. Clique aqui e confira uma lista de cuidados e orientações detalhadas para os diferentes tipos de situação.
Fonte: Mais Goiás











