A executiva nacional do PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o avanço das negociações para uma fusão com o partido Podemos. A decisão inclui a convocação de uma convenção nacional marcada para o dia 5 de junho, quando o novo arranjo partidário deverá ser formalizado.
A fusão, que ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dará origem a uma nova legenda, que provisoriamente vem sendo chamada de “PSDB+Podemos”.
A expectativa é de que o Podemos também realize sua convenção nacional em junho. Somente após essas etapas, os dois partidos poderão solicitar oficialmente ao TSE o registro do novo partido.
Como órgão máximo do PSDB, a convenção nacional tem a responsabilidade de aprovar ou rejeitar propostas desse tipo. Estão aptos a votar na ocasião os membros do diretório nacional, delegados estaduais e parlamentares tucanos que integram o Congresso Nacional.
Enquanto o mês de maio avança, dirigentes das duas legendas vão trabalhar nos pormenores da futura sigla. Uma comissão mista, composta por representantes do PSDB e do Podemos, ficará responsável por consolidar a imagem da nova legenda.
Entre os principais pontos a serem definidos estão o nome definitivo do partido, o número, o mascote, o estatuto, o programa partidário e as divisões internas de comando.
A expectativa é que todos esses detalhes estejam prontos até as convenções de junho, oficializando a fusão e marcando um novo capítulo na política brasileira.
Fonte: UOL • G1