FAÇA SUA PARTE
Operação busca combater a doença principalmente durante o período de chuvas
Senador Canedo realiza Dia D de mobilização contra a dengue (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com o governo estadual de Goiás, realizou neste sábado (8) o Dia D de mobilização contra a dengue com trabalhos de limpeza urbana, visitas domiciliares e orientação direta aos moradores. As atividades começaram na Praça Criativa e seguiram por diversos bairros, reforçando as ações preventivas com a chegada do período chuvoso. Para o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, “cada morador precisa colaborar”.
Rasível reforçou a importância da união entre poder público e população. “Cuidar do quintal, da casa e manter a cidade limpa é responsabilidade de todos. O poder público segue fazendo sua parte, mas cada morador precisa colaborar: não jogar lixo na rua, não acumular entulho, não deixar água parada. E outro ponto fundamental é a vacinação. Aproveitem para atualizar o cartão. Já aplicamos mais de 650 mil primeiras doses da vacina da dengue, mas apenas 50% retornaram para a segunda dose. Vacina salva vidas.”
No Jardim do Lago, uma força-tarefa da Seinfra realizou a limpeza total de um lote tomado por lixo e entulho, ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, equipes de Endemias percorreram toda a região, vistoriando quintais e orientando os moradores sobre práticas essenciais de prevenção.
Durante a ação deste fim de semana, mais de 2 mil visitas foram realizadas pelos agentes de endemias. Somente em 2025, Senador Canedo já ultrapassou 200 mil visitas domiciliares, reforçando o compromisso do município com a vigilância e o controle da dengue.
LEIA MAIS:
Luziânia e Valparaíso receberão 2 milhões de mosquitos com bactéria por semana
Armadilhas estão sendo instaladas para detectar os mosquitos
Além das visitas, as equipes estão utilizando as ovitrampas, armadilhas inteligentes que detectam precocemente a presença do mosquito na região. Nesta primeira etapa, foram instalados 72 dispositivos em pontos estratégicos, sempre com autorização dos moradores.
As instalações aconteceram nos bairros com maior incidência de casos: Jardim das Oliveiras, Vila Galvão, Morada do Morro e Nova Morada.
Fonte: Mais Goiás











