Home / Recentes / Tiago Splitter estreia com vitória no comando do Portland Trail Blazers

Tiago Splitter estreia com vitória no comando do Portland Trail Blazers

NBA

Enquanto jogador, o ex-pivô também foi o primeiro brasileiro a ser campeão da principal liga de basquete do mundo

Foto: Bruce Ely/Portland Trail Blazers

A noite de sexta-feira (24/10) ficará marcada para sempre na história do basquete do Brasil. Pela primeira vez, um brasileiro esteve à frente do comando de uma equipe da NBA, principal liga do esporte no mundo. E o capítulo teve final feliz para o país. Jogando em casa, o Portland Trail Blazer, de Tiago Splitter, derrotou o Golden State Warriors, do astro Stephen Curry, por 139 a 119.

De forma interina, o ex-pivô assumiu a equipe de Óregon após o treinador principal Chauncey Billups ter sido detido pelo FBI e afastado pela NBA por conta de envolvimento em esquema de jogo ilegal no país. Além dele, Terry Rozier, atualmente no Miami Heat, também foi preso por ter sido apontado como participante de um esquema de apostas esportivas em 2023, quando atuava pelo Charlotte Hornets.

Aos 40 anos de idade, Tiago Splitter escreve mais um capítulo de sua história na NBA. Em 2014, quando ainda era jogador, se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da liga, defendendo as cores do San Antonio Spurs. Agora, também ficará marcado como o estreante na função de técnico. O feito foi enaltecido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) nas redes sociais.

PRESENTE, PROFESSOR! Primeiro técnico brasileiro da história da NBA, Tiago Splitter estreou com vitória no comando interino do Portland Trail Blazers, derrotando o Golden State Warriors por 139 a 119. Splitter conquistou a sua primeira vitória como treinador principal da NBA. Também foi o primeiro resultado positivo dos Blazers na atual temporada da liga. Grande primeiro passo do nosso brasileiro nessa nova jornada. Parabéns, @tiagosplitter! Apenas o começo! ❤️“, escreveu a CBB.

À beira da quadra, Splitter possui passagens por outras franquias da NBA. Todas elas como assistente técnico, a mesma função que ocupa no Portland Trail Blazers. De 2019 a 2023, o ex-jogador esteve no Brooklyn Nets. De lá, foi para o Houston Rockets, onde ficou por uma temporada (2023-24). Enquanto jogador, Tiago atuou na liga por sete anos e também passou por Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks.

Além dos Estados Unidos, Tiago Splitter também já brilhou na Europa. Antes de encerrar sua carreira, o ex-pivô brilhou com a camisa do Saski Baskonia, da Espanha, onde o número 21 foi aposentado em sua homenagem. Como treinador, levou o Paris Basketball, da França, a dois títulos nacionais na última temporada.



Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *