Home / Recentes / Trump interrompe negociações comerciais com Canadá

Trump interrompe negociações comerciais com Canadá

TENSÃO

A decisão foi tomada poucos dias depois de Trump ter recebido na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá sem chegarem a um acordo sobre tarifas de importações

1
1

*VIA O GLOBO* | O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de quinta-feira que estava encerrando todas as negociações comerciais com o Canadá. Em publicação na rede Truth Social, Trump criticou um anúncio mostrando o ex-presidente Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas, desencadeando uma nova crise comercial com o vizinho do norte dos EUA. O anúncio faz parte de uma campanha publicitária lançada pela província de Ontário.

“AS TARIFAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A SEGURANÇA NACIONAL E A ECONOMIA DOS EUA”, escreveu Trump, mantendo seu estilo de usar letras maiúsculas em boa parte das frases. “Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”.

LEIA TAMBÉM: Trump sinaliza reduzir tarifas sobre o Brasil nas “circunstâncias certas”

A decisão foi tomada poucos dias depois de Trump ter recebido na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá sem chegarem a um acordo sobre tarifas de importações. E ameaça provocar uma ruptura abrupta em sua relação com Carney, que havia estabilizado os laços com a Casa Branca nos últimos meses.

Poucas horas após o anúncio do presidente americano, o premiê canadense declarou que o país está pronto para retomar as negociações “assim que os americanos estiverem preparados”. Segundo ele, as equipes dos dois países vinham avançando em discussões sobre os setores de aço, alumínio e energia.

— Estamos prontos para retomar e avançar nessas negociações quando os americanos estiverem dispostos a fazê-lo — afirmou Mark Carney nesta sexta-feira, antes de embarcar em um avião do governo para uma viagem de nove dias pela Ásia.

CONFIRA: Trump anuncia tarifa de 100% para todos os produtos da China

De acordo com reportagem do Financial Times, o premiê de Ontário, Doug Ford , um crítico ferrenho das tarifas de Trump, lançou neste mês uma campanha publicitária na televisão dos EUA voltada a eleitores republicanos, na qual promove os anúncios que apresentam um discurso de rádio do ex-presidente Ronald Reagan, de 1987, no qual ele descreve essas tarifas como prejudiciais à economia dos EUA no longo prazo.

“Sou um grande fã de Ronald Reagan”, disse Ford na semana passada, acrescentando que queria pegar as palavras do ex-presidente sobre tarifas “e levá-las ao povo americano em alto e bom som”, mostra a reportagem do jornal britânico.

A iniciativa, no entanto, despertou a fúria de Trump. “Eles fizeram isso apenas para interferir na decisão da Suprema Corte e de outros tribunais”, afirmou o presidente americano em uma postagem na Truth Social.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *