Fórmula 1
Dupla da McLaren foi desclassificada horas depois da corrida por descumprimento de regulamento em prancha de desgaste
Foto: Divulgação F1
O Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos, já tinha colocado fogo na disputa entre Lando Norris (McLaren), Oscar Piastri (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull), com a vitória do holandês. E uma punição horas depois do fim da corrida, encerrada na madrugada deste domingo (horário de Brasília) deixou a reta final do Campeonato Mundial de Pilotos ainda mais aberta: Norris e Piastri terminaram desclassificados.
Em relatório após a corrida, o comissário técnico Jo Bauer apontou irregularidade nos skid blocks (prancha de desgaste) das McLarens. A peça que fica abaixo do chassi, colada ao assoalho, e distancia o carro do chão. O regulamento da categoria determina que a espessura da peça seja de pelo menos 9 milímetros como valor mínimo.
Com a punição, o pódio, que teve Verstappen, Norris e George Russell (Mercedes), respectivamente, passou a ter: Verstappen, Russell e Kimi Antonelli, com dobradinha da Mercedes em segundo e terceiro. Piastri era o quarto colocado, posição herdada por Charles Leclerc (Ferrari).
Com as mudanças, Norris agora lidera o Campeonato Mundial com uma vantagem de 24 pontos para Piastri (390 contra 366). O australiano, por sua vez, está empatado em pontos com Verstappen, que subiu na classificação, mas tem uma vitória a mais. Restam os GPs do Catar e de Abu Dhabi, nos dias 30 e 7 de novembro, com 58 pontos em disputa: 33 no primeiro e 25 no segundo.
A corrida foi ruim para o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber). Ele se envolveu em colisão com Lance Stroll (Aston Martin) na largada, que culminou com o abandono de ambos. Considerado culpado pela direção de prova, o brasileiro perderá cinco posições no grid de largada no GP do Catar.
Por Agência O Globo
Fonte: Mais Goiás









